Informação Jurídica Relativa à Proteção de Dados
Na HENDO, empresa que faz parte do Grupo JAP, estamos cientes que a utilização dos seus dados pessoais requer que mesma se processe de forma consciente e com base numa relação de confiança.
Respeitamos a sua privacidade e processamos os seus dados no estreito respeito da legislação em vigor.
Esta página dá-lhe informações sobre as nossas políticas relativas à recolha, utilização e divulgação de Informações Pessoais quando utiliza o nosso Serviço.
O Regulamento Geral de Proteção de Dados – Regulamento 2016/679 de 27 de abril, considera que são dados pessoais a “informação relativa a uma pessoa singular identificada ou identificável («titular dos dados»). É considerada identificável uma pessoa singular que possa ser identificada, direta ou indiretamente, em especial por referência a um identificador, como por exemplo um nome, um número de identificação, dados de localização, identificadores por via eletrónica ou a um ou mais elementos específicos da identidade física, fisiológica, genética, mental, económica, cultural ou social dessa pessoa singular.”.
Como podem ser recolhidos os seus dados pessoais?
Dependendo da forma como o Cliente interage com a HENDO e/ou Grupo JAP (online, offline, pelo telefone e/ou presencialmente), recolhemos vários tipos de informações a seu respeito, conforme a seguir se descreve:
Informação pessoal de contacto: esta inclui informação que o Cliente nos faculta e que nos permite contactá-lo, tal como o seu nome, endereço postal, endereço de e-mail, dados de redes sociais ou número de telefone.
Informação demográfica: qualquer informação que descreva as suas características demográficas ou comportamentais. Alguns exemplos incluem a sua data de nascimento, idade ou faixa etária, localização geográfica (por ex., código postal), produtos favoritos, passatempos e interesses, bem como informações sobre o agregado familiar ou estilo de vida.
Informação técnica sobre computador/dispositivo móvel: qualquer informação sobre o sistema de computador ou outro dispositivo tecnológico que utiliza para aceder a um dos nossos Websites ou apps (aplicações), tal como o endereço de Protocolo de Internet (Internet Protocol, IP) utilizado para ligar o seu computador ou dispositivo à Internet, tipo de sistema operativo e ainda, tipo de navegador Web e versão. Se aceder ao Website ou à app (aplicação) HENDO através de um dispositivo móvel, tal como um smartphone, a informação recolhida irá também incluir, sempre que permitido, o número de identificação único do seu telemóvel, identificador de publicidade, geolocalização e outros dados semelhantes relativos a dispositivos móveis.
Informação de utilização de Websites/comunicações: quando navegar e interagir com os nossos Websites ou newsletters, utilizamos tecnologias de recolha automática de dados com vista a recolher determinada informação acerca da sua atividade. Esta inclui informação tal como as ligações em que clica, as páginas ou conteúdo que visualiza e durante quanto tempo, bem como outras informação e estatísticas semelhantes sobre as suas interações, tais como tempos de resposta de conteúdo, erros de download e duração das visitas a determinadas páginas. Esta informação é captada através de tecnologias automatizadas, tais como cookies (cookies do navegador, flash cookies) e web beacons, sendo também recolhida através de serviços de seguimento de terceiros (tais como o Double Click, Google Analytics, Adobe Dynamic Tag Management e/ou Omniture). O consumidor tem o direito a opor-se à utilização de tais tecnologias.
Feedback do Cliente: este inclui informação que partilha voluntariamente connosco, sobre a sua experiência de utilização dos nossos produtos e serviços.
Conteúdo gerado pelo Cliente: este refere-se a qualquer conteúdo criado por si e que depois partilha connosco numa rede social ou transferindo-o para um dos nossos Websites ou apps (aplicações), incluindo a utilização de apps (aplicações) de redes sociais, tal como o Facebook. Alguns exemplos incluem fotografias, vídeos, histórias pessoais ou outros suportes ou conteúdos semelhantes. Sempre que tal é permitido, recolhemos e publicamos conteúdo gerado pelo Cliente relacionado com uma variedade de atividades, incluindo concursos e outras promoções, funcionalidades de Websites de comunidades, envolvimento do consumidor e atividades de terceiros em redes sociais.
Informação de redes sociais: refere-se a qualquer informação que o consumidor partilha publicamente numa rede social ou informação que faz parte do seu perfil na rede social de um terceiro (tal como o Facebook) e que o consumidor permite que a rede social de tal terceiro partilhe connosco. Alguns exemplos incluem a sua informação básica de conta (por ex., nome, endereço de e-mail, sexo, data de nascimento, cidade em que reside, fotografia de perfil, nome de utilizador, lista de amigos, etc.) e qualquer informação ou atividades adicionais que o consumidor permite que seja partilhada pela rede social de tal terceiro. Recebemos a sua informação de perfil de rede social (ou partes da mesma) sempre que transfere ou interage com uma aplicação Web HENDO numa rede social, tal como o Facebook, sempre que utiliza um recurso de rede social que se encontra integrado num site HENDO (tal como Facebook Connect) ou sempre que interage connosco através de uma rede social. Para mais informações sobre a forma como a sua informação de uma rede social de um terceiro é obtida pela HENDO, ou para optar por não partilhar essa informação de rede social, queira visitar o website da rede social em questão.
Chamadas para o Centro de Atendimento ao Cliente. As comunicações com o Centro de Atendimento ao Cliente poderão ser gravadas nos termos da lei aplicável, por motivos de necessidades operacionais locais (por ex. para efeitos de qualidade, satisfação, de prova de transação comercial e, em certos casos, para registar prova de consentimento a marketing direto e definição de perfil.
O Cliente será informado de tal gravação no início da respetiva chamada e terá o direito de se opor à mesma.
Para que fins podemos utilizar os seus dados pessoais?
Serviço de apoio a clientes: utilizamos os seus Dados Pessoais para fins de serviço de apoio ao cliente, incluindo responder às suas questões. Esse processo envolve, normalmente, o uso de determinada informação de contacto pessoal e informação relacionada com o motivo da sua questão (por ex, questão técnica, questão/reclamação sobre o produto, questão de natureza geral, etc.).
Concursos, marketing e outras promoções: mediante o seu consentimento, utilizamos os seus Dados Pessoais para lhe facultar informação sobre produtos ou serviços (por ex., comunicações ou campanhas de marketing ou promoções). Tal pode ocorrer através de meios como e-mail, anúncios, SMS, contactos telefónicos e correio postal. Algumas das nossas campanhas e promoções poderão ser realizadas em Websites e/ou redes sociais de terceiros.
Redes Sociais: utilizamos os seus dados pessoais sempre que interage com recursos de redes sociais de terceiros, tais como as funções “Gosto” para lhe apresentar anúncios e comunicar consigo em redes sociais. Poderá obter mais informações sobre como funcionam estes recursos, consultando as respetivas definições da rede social de terceiros.
Personalização (offline e online): mediante o seu consentimento utilizamos os seus dados pessoais i) para analisar as suas preferências e hábitos; ii) para prever as suas necessidades com base na análise do seu perfil, iii) para melhorar e personalizar a sua experiência nos nossos websites e apps; iv) para assegurar que o conteúdo dos nossos websites e apps se encontra otimizado para si e para o seu computador ou dispositivo; v) para lhe permitir participar em recursos interativos.
Outras finalidades gerais: utilizamos os seus dados pessoais para outros fins comerciais gerais, tais como a realização de estudos internos de marketing e demografia, bem como para avaliação da eficácia de campanhas de publicidade.
Razões de ordem jurídica ou fusão/aquisição: na eventualidade da HENDO ou os seus ativos serem adquiridos por outra empresa ou incorporada na mesma, incluindo razoes de insolvência, poderemos partilhar os seus dados pessoais com qualquer um dos nossos sucessores legais.
Como é que mantemos os seus dados pessoais seguros?
Assumimos o compromisso de garantir a proteção da segurança dos dados pessoais que nos são disponibilizados, tendo aprovado e implementado rigorosas medidas, técnicas e organizativas, nesta matéria. O cumprimento destas regras constitui uma obrigação de todos aqueles que aos mesmos acedem.
- Acesso restrito aos seus dados pessoais;
- Transferência de dados de forma encriptada;
- Armazenamento de dados pessoais de forma encriptada;
- Proteção dos sistemas de tecnologias de informação através de firewalls;
- Monitorização permanente dos acessos aos sistemas de tecnologia da informação, prevenindo, detetando e impedindo o uso indevido dos seus dados.
Durante quanto tempo conservamos os seus dados pessoais?
Quando não exista uma obrigação legal de conservação dos dados pessoais, os seus dados pessoais serão conservados pelo tempo necessário para a finalidade para a qual foram recolhidos, findo o qual os mesmos serão anonimizados ou destruídos.
No âmbito das finalidades descritas nesta Política de Privacidade, os seus dados pessoais irão ser conservados até ao prazo máximo de 12 meses, contados a partir do último contacto realizado.
Em que circunstâncias existe comunicação de dados a outras entidades (terceiros e subcontratados)?
No âmbito da sua atividade, o Grupo JAP, poderá recorrer a terceiros para a prestação de determinados serviços.
Por vezes, a prestação destes serviços implica o acesso, por estas entidades, a dados pessoais dos nossos Clientes, mantendo-se o Grupo JAP responsável pelos dados pessoais que disponibilize.
Quando tal sucede, são tomadas as medidas adequadas, de forma a assegurar que as entidades que tenham acesso aos dados, são reputadas e oferecem as mais elevadas garantias a este nível, o que ficará devidamente consagrado e acautelado em contrato a assinar entre as partes.
Assim, qualquer entidade subcontrata, terá a obrigação de adotar as medidas técnicas e organizacionais necessárias de forma a proteger os dados pessoais contra a destruição, acidental ou ilícita, a perda acidental, a alteração, a difusão ou o acesso não autorizado e contra qualquer outra forma de tratamento ilícito.
Privacidade das Crianças
O nosso Serviço não se dirige a menores de 16 anos (“Crianças”). Os dados de crianças só são recolhidos mediante autorização do titular das responsabilidades parentais, pelo que não recolhemos intencionalmente informações de identificação pessoal de crianças. Caso seja o titular das responsabilidades parentais ou tutor, e tenha conhecimento de que o seu filho ou tutorado nos forneceu informações pessoais, entre em contacto connosco.
Caso tenhamos conhecimento de que recolhemos Informações Pessoais de crianças menores de 16 anos sem o respetivo consentimento, tomaremos de imediato medidas para remover essas informações dos nossos servidores.
Como é que pode aceder, alterar, retificar os seus dados pessoais ou retirar o seu consentimento?
Na HENDO garantimos os meios que permitam o seu acesso, na qualidade de Titular dos Dados, aos seus dados pessoais. Caso pretenda aceder aos seus Dados Pessoais, poderá entrar em contacto com dpo@grupojap.pt.
O Titular dos Dados tem o direito de solicitar, a qualquer momento, a retificação dos seus Dados Pessoais, através de pedido junto do encarregado de proteção de dados – dpo@grupojap.pt.
O Titular dos Dados tem o direito de retirar, a qualquer momento, o consentimento prestado ou requerer a eliminação dos seus Dados Pessoais, através de pedido junto do encarregado de proteção de dados – dpo@grupojap.pt.
Informamos que tem o direito de apresentar qualquer reclamação junto da autoridade de controlo – Comissão Nacional de Proteção de Dados, Rua de São Bento, nº 148, 3º, 1200-812 Lisboa, Tel. +351213928400, Fax. +351213976832; email: geral@cnpd.pt.
Alterações a esta Política de Privacidade
Podemos atualizar a nossa Política de Privacidade periodicamente. Avisá-lo-emos de quaisquer alterações publicando a nova Política de Privacidade nesta página.
Contacte-nos
Se tiver alguma questão relacionada com a utilização dos seus dados pessoais poderá contactar o nosso Encarregado de Proteção de Dados através do seguinte endereço de e-mail: dpo@grupojap.pt.